Cansaço físico, sobrecarga no trabalho, pressão para cumprir prazos, distúrbios emocionais, perdas pessoais, medo, atritos com familiares. Esses e diversos outros fatores podem tornar o seu dia estressante. Às vezes, esse estresse é tão grande que pode provocar algumas doenças, e um órgão que costuma sofre bastante é a pele.

Isso mesmo. A sua pele também pode ficar estressada. Alguns dermatologistas, alegam que o estresse aumenta a produção dos corticoides naturais do organismo, o que facilita a atrofia da pele e a perda de colágeno e ainda causa um déficit na circulação, acelerando o envelhecimento.

Para identificar se sua pele está estressada, observe se ela não está homogênea. Em alguns casos a região fica com algumas áreas avermelhadas e ressecadas e outras um tanto oleosas. Poros dilatados, deixando a pele com uma aparência mais grosseira também é um sinal. No rosto, aparecem espinhas na região do queixo e ao redor da boca e descamações nos cantos do nariz, nos cantos da boca e na testa.

Os especialistas recomendam uma limpeza profunda para evitar que a pele apresente esses sintomas. Para isso, o ideal é usar sabonetes mais potentes, como aqueles à base de enxofre.

E, claro, a dica mais importante de todas é: procure ter atividades relaxantes. Porque beleza e estresse não combinam nada, nada.