Rugas

rugas_tratamento_dra-patricia-frico1

As rugas faciais constituem um dos parâmetros mais visíveis do fenômeno fisiológico do envelhecimento cutâneo, sendo que o envelhecimento da pele é um fenômeno fisiológico irreversível e evolutivo. Esse fator constitui um reflexo da idade biológica do indivíduo e nem sempre corresponde à idade cronológica.

O envelhecimento celular é acelerado, também, sob a influência do meio ambiente, de modo que, num mesmo indivíduo, a pele pode estar preservada em áreas cobertas pela roupa e mais envelhecida em áreas expostas à ação cumulativa das radiações actínias do sol, favorecendo a formação de rugas.

rugas_tratamento_dra-patricia-frico3

Toxina botulínica

rugas_tratamento_dra-patricia-frico2As aplicações de toxina botulínica atenuam as rugas dinâmicas (as marcas de expressão) por causa do efeito relaxante, que paralisa a musculatura onde foi aplicado. No entanto, o efeito é temporário, exigindo reaplicações conforme a necessidade – em média, a cada seis meses. Além de ser usado como tratamento, a toxina também serve para evitar que as rugas apareçam, já sendo indicado entre os 25 e 30 anos. A prevenção se deve ao fato de que as rugas são marcas de expressão e, a partir do momento que se paralisa a musculatura, a ruga de expressão não se desenvolverá.

Laser CO2

Consiste em um processo que remove a pele morta e estimula a renovação celular. Esse tratamento estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. Eles realizam micro-perfurações na pele que coagulam o colágeno natural, estimulando o crescimento de um novo colágeno, assim como mais elastina, para amenizar as rugas. Para o tratamento das rugas, são necessárias em média três sessões.

Peeling químico

Compostos de concentrações elevadas de ácido são usados sobre a pele para estimular a renovação celular.

O efeito é uma pele mais viçosa e lisa, além de rugas superficiais atenuadas. No entanto, para que o objetivo seja alcançado com êxito, é necessário um número considerável de sessões – a melhora acontece a partir da quarta sessão, e isso também depende da profundidade das rugas.

Terapia celular com fatores de crescimento

O seu intuito é promover maior produção de colágeno. Além do volume, a ativação do fibroblasto produz colágeno e elastina. Quando você coloca os fatores de crescimento na derme ele estimula o fibroblasto a produzir mais colágeno gerando mais volume. Com o tempo, a pele vai ficando mais fina e com menos volume, assim como mais desidratada. Ao retornar a atividade dos fibroblastos da pele, ela acaba ganhando o seu volume natural, já que a hidratação é recuperada.

O tratamento consiste em dar volume a alguns pontos e áreas da face que perderam esse volume pelo envelhecimento.

Preenchimento com ácido hialurônico

rugas_tratamento_dra-patricia-frico5È um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e do malar.

O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.

As principais aplicações do ácido hialurônico são: no sulco nasolabial (famoso “bigode chinês”), nos lábios e na região supra labial, na goteira lacrimal (área das olheiras), maçãs do rosto, contorno de mandíbula, além de preencher cicatrizes da face. Normalmente uma sessão é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer um complemento. Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado. Ele não é permanente e pode ficar no local de aplicação por um período de 6 a 18 meses, sendo reabsorvido aos poucos pelo organismo.

Envelhecimento das Mãos:

rugas_tratamento_dra-patricia-frico4O envelhecimento das mãos ocorre igualmente como no rosto, pois é uma área muito exposta ao sol. Pelo fato de o indivíduo não dedicar os mesmos cuidados da face, geralmente é mais danificada.

Os recursos para tratamento das mãos são os mesmos do rosto. Exemplo: Cremes, peelings, laser CO2 e preenchimentos.