Olheiras

olheiras_tratamento_dra-patricia-frico

O estresse e a falta de sono podem estampar em nosso rosto o resultado de uma rotina intensa: as famosas olheiras. Além dos fatores comportamentais, que podem causar ou agravar o problema, outros gatilhos para o aparecimento de olheiras são genética, peles muito brancas, alergia respiratória, flacidez na região e acúmulo de gordura na pálpebra inferior.

As olheiras podem ser classificadas em três tipos: hiperpigmentadas, que são as manchas escuras ao redor dos olhos, resultado da estagnação de sangue na região, podendo ser arroxeada ou amarronzada, sendo a primeira tonalidade mais comum em peles claras, e a segunda em peles mais escuras; olheira profundas, quando o problema é a anatomia do olho, causando uma espécie de sombreamento na região; e edematosas, é o inchaço da pálpebra, no geral consequência de noites mal dormidas ou estresse. A boa notícia é que todos os tipos de olheira tem tratamento – ficando a ressalva apenas para os casos genéticos, que podem reincidir ou demorar mais para clarear.

Tratamentos:

Peeling

O peeling ajuda no combate às olheiras, principalmente aquelas com excesso de pigmento, com coloração amarronzada. Isso porque a substância usada é capaz de clarear essa área da pele, eliminando as manchas. O peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico, feito semanal ou quinzenalmente, sendo uma média de 10 sessões, o tempo de melhora é muito individual nesse caso, pois depende da resposta ao tratamento.

Preenchimento

Quando a cavidade do globo ocular é muito funda, acontece um sombreamento natural que agrava o escurecimento da região. Para os casos em que a olheira é uma consequência da anatomia do olho, o preenchimento com ácido hialurônico é o mais indicado. A técnica irá dar volume para a pele abaixo do olhos de forma que fique nivelada com a face. Os resultados aparecem logo na primeira semana e melhoram com o tempo, sendo comumente necessários complementos depois de uma semana ou quinze dias. O procedimento é feito em uma única sessão e deve ser refeito uma vez a cada doze meses. Logo após o tratamento a pessoa pode perceber pequenas “bolinhas” no local, que desaparecem em cerca de dois a três dias.

Luz pulsada

olheiras_tratamento_dra-patricia-frico2

Indicado para as olheiras de coloração amarronzadas e com presença de vasos.  O tratamento com luz pulsada ajuda a ativar a circulação sanguínea que está estagnada na região da pálpebra e reduzir os pigmentos daquela região. São necessárias de 5 a 10 sessões com intervalos de um mês entre elas. Os resultados podem começar a serem notados logo nas primeiras sessões.

Laser CO2

olheiras_tratamento_dra-patricia-frico3O laser CO2, aplicado em uma forma fracionada, provocam microlesões térmicas que penetram profundamente na camada dérmica da pele e estimulam a produção de um novo colágeno.

Uma parte do tecido permanece intacto durante o tratamento e atua ajudando na cicatrização da área lesada. As áreas tratadas são, de fato, cercada por porções de tecidos intactos que ajudam a curar as zonas danificadas, proporcionando novas células, rejuvenescendo assim o tecido ao redor dos olhos.