Cicatrizes de Acne

A acne, que antes acometia a população adolescente, hoje acomete também mulheres e homens de todas as idades e não raras vezes costumam deixar marcas que causam desconforto e geram transtornos emocionais. São inúmeros os tratamentos que podem ser feitos para corrigir essas marcas e cicatrizes, e cada tratamento vai depender de cada caso, pois os tratamentos são individualizados e o que serve para uma pessoa pode ser desastroso para outra. Em muitos casos, aliás, são necessários mais de um tratamento para que se obtenha um resultado satisfatório.

Técnicas utilizadas

As técnicas mais utilizadas são peelings químicos, dermoabrasão, preenchimento cutâneo e subincisão para elevação das cicatrizes, além de ressurfacing com o laser de CO2 fracionado.

Cicatrizes de Acne

Quando as cicatrizes ou marcas da acne se parecem com marcas de catapora, o procedimento indicado é a elevação das cicatrizes, que é feito com anestesia local. Nesse procedimento, utiliza-se um punch que corta a pele em volta da cicatriz, mas sem removê-la da pele, elevando-a até que fique uniforme e aplicando um curativo para fixá-la. Inicialmente a pele pode ficar irregular, com áreas mais altas que outras, e nesses casos é necessário fazer uma sessão de laser CO2 para uniformizar a pele. Quando as cicatrizes possuem bordas irregulares e são disformes, a excisão e sutura simples, que é feita sob anestesia, é uma boa opção.

Já a subcisão é feita para elevar as cicatrizes deprimidas com uma técnica que libera a pele da fibrose cicatricial, resultando em um hematoma que acaba estimulando a formação do colágeno, o que ajuda ainda mais a elevar a cicatriz.

Existem também os estimuladores de colágeno que são substâncias injetadas sob as cicatrizes de acne que promovem a formação de colágeno e elastina e melhoram o aspecto das lesões. Exemplos são os Skinboosters (hidratação injetável) e Sculptra (ácido polilático).

Os peelings químicos podem ser superficiais, médios e profundos e os resultados e indicações dependem do estado da pele.

O tratamento com o laser de CO2 fracionado é indicado em casos onde as cicatrizes são mais profundas. O procedimento é um pouco doloroso e, por isso, pode ser feito com anestesia local.

Em casos onde as cicatrizes deprimidas “somem” quando esticamos a pele, o preenchimento cutâneo é uma boa alternativa, e o mais adequado seria o ácido hialurônico, com durabilidade média de 9 a 12 meses. Os ativos são injetados abaixo da cicatriz, levantando-a. De modo geral, não é um procedimento doloroso, mas quem possui uma sensibilidade maior pode usar um anestésico local.