O que é
A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações), que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados tipo “casca de laranja”.

Causas
Existem vários fatores para uma pessoa desenvolver celulite.
O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que tem o peso normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular.
Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na circulação acabará formando celulite.
Existe também fatores externos como cigarro, estresse, má alimentação, poluição e a falta de exercícios físicos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite. Isso ocorre porque é mais comum a gordura se acumular nas coxas, quadris e nádegas – áreas comuns para a celulite.
Também é mais frequente nas mulheres devido à estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente da do homem, o que propicia o aparecimento da celulite.
A classificação da celulite tem três graus:
• Leve
• Moderada
• Grave
De acordo com a classificação é possível determinar como deve ser o tratamento mais eficaz.
Drenagem linfática é indicada para todos os graus de celulite, tem melhores resultados nos casos iniciais.
Massagem modeladora atua tanto sobre o sistema linfático quanto sobre as placas de gordura.
Endermologia estimula a circulação e promove a drenagem linfática, usada nos casos moderados a grave.
Radiofrequência é um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite. Ele estimula a produção de colágeno, o que diminui as traves fibrosas que retraem o tecido e deixam a pele cheia de furinhos.
Mesoterapia utiliza um coquetel de medicamentos para diminuir a gordura no local.
Carboxiterapia é feito a injeção de dióxido de carbono que melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.
Criolipólise usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. Os adipócitos se rompem totalmente, e o corpo entende que eles não fazem mais parte do organismo e expele as gorduras.
Subcisão é uma técnica cirúrgica feita em consultório, o médico rompe com uma agulha os septos fibrosos entre os compartimentos de gordura, que puxam a superfície da pele para baixo.
Creme anticelulite os cremes com melhores resultados são compostos de retinoides, castanha da Índia, extrato de chá verde e cafeína que melhoram a microcirculação e o estímulo à produção de colágeno.
A prevenção da celulite é realizada através de uma alimentação adequada, pratica regular de atividades físicas, evitar sal e refrigerantes devido a retenção de líquidos que eles proporcionam, evitar salto alto constantemente pois prejudicam a circulação, evitar o cigarro pois também prejudica a circulação, beber pelo menos 2 litros de agua por dia pois facilitam a eliminação de toxinas.