Ai, os 30 anos. Essa é a idade que começam a surgir as primeiras rugas. Não é por acaso que, nessa fase, as mulheres abusam do uso de cosméticos com o objetivo de parar o envelhecimento. Mas, em vez de manter a pele jovem, o excesso de cremes anti-idade pode deixar a pele sem vida e com uma aparência envelhecida. Justamente o contrário do esperado.

As rugas e as marcas de expressão se aprofundam, as olheiras se formam, dando um aspecto de pele envelhecida. As manchas aparecem e junto a sensação de pele opaca e áspera.

Porém, existem alguns cuidados que podem amenizar esse efeito catastrófico do tempo.

Dica número 1: Mantenha a rotina de limpar, tonificar e hidratar a pele duas vezes ao dia.

2. Use e abuse dos cosméticos com fórmula enriquecida com ácidos em uma concentração maior para fazer um suave peeling facial. Mas peça a receita ao seu dermatologista.

3. Escolha um hidratante facial enriquecido com vitamina C, um excelente antioxidante, que pode ser usado durante o dia.

4. Quando sentir que a pele está com uma aparência mais cansada, troque o hidratante facial diário por um creme com DMAE, argireline ou tensine, substâncias que aumentam a tonicidade e o viço da pele.

5. Jamais saia de casa sem aplicar protetor solar com FPS 30.