Rejuvenescimento Facial Global

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico

O rejuvenescimento facial é o ato de prevenir ou tratar o envelhecimento facial. Este é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele (rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea.

A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das “bochechas”, no “queixo duplo”, no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar. A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.

Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, também têm o seu papel no aparecimento mais ou menos precoce dos sinais de envelhecimento.

As pessoas que utilizam muito a “expressão facial” ao falar também tendem a apressar o aparecimento das rugas. O fumo também é um fator acelerador do envelhecimento facial.


RADIOFREQUÊNCIA

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico2

O aparelho emite ondas de radiofrequência que vão atingir camadas mais profundas da derme. As sessões levam cerca de 30 minutos e o desconforto durante a aplicação é mínimo. Atua melhorando a tonificação da pele e assim no contorno do rosto e contraindo as fibras de colágeno, o que na prática significa pele mais firme e com menos rugas. Estimula a formação do colágeno, devolvendo a elasticidade, firmando o contorno do rosto e suavizando as linhas de expressão em volta dos olhos, linhas da testa e também as rugas em volta da boca. Tudo por conta da produção de colágeno que é uma das fibras de sustentação da pele.

De 6 a 10 sessões, uma a cada duas semanas, depois de concluído o tratamento, o ideal é fazer uma sessão semestral.

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico3


LASER DE CO2 FRACIONADO

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico4

O laser de CO2 fracionado é hoje o mais eficaz tratamento para rejuvenescimento proveniente do laser. Age em micropontos e é aplicado em sessões seriadas, minimizando o período de recuperação do tratamento. É considerado um laser ablativo, ou seja, o seu comprimento de onda reconhece como “unidade” a ser acometida, a água; assim elimina, por meio de evaporação, as estruturas da pele que contêm água, ou seja, quase todos os tecidos. A afinidade pela água presente na pele causa um rápido aumento de temperatura e destruição do tecido. Essa lesão significa um resultado melhor no caso de indicação de peelings profundos, pois penetra até a segunda camada da pele provocando uma queimadura da cútis que posteriormente apresenta a cicatrização a partir dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas. As grandes vantagens do CO2 Fracionado são a recuperação pós-sessão (que não é complicada) e sensação menos dolorosa durante o procedimento, que é possível só com um creme anestésico. Ameniza intensamente as rugas da testa, em volta da boca, rugas finas, envelhecimento causado pelo sol, rugosidade fina da pele, aspereza, cicatrizes de acne, manchas provocadas pelo sol como melanose solar, sardas e alguns tumores benignos que comprometem a estética facial. Os locais mais tratados são: face, pescoço, colo e mãos e qualquer tipo de pele pode se submeter ao tratamento. O laser funciona como um peeling profundo sendo seguro e capaz de renovar todas as camadas da pele em tempo extraordinário e com muito mais conforto e eficácia que os peelings de fenol (químicos profundos). Nos dias posteriores a paciente deverá hidratar o rosto com freqüência para favorecer a descamação e a renovação celular. Todo o processo leva em média de 3 a 7 dias.
Em média três aplicações com intervalo de 30 dias entre uma e outra, para rejuvenescimento e 5 aplicações para cicatrizes de acne e estrias.
A partir de dez dias a pele está recuperada e melhora progressivamente até seis meses após o tratamento. Dependendo da idade e da alimentação da paciente os benefícios do tratamento podem ser definitivos, mas o estímulo da célula dura um ano e no caso das manchas, podem surgir outras novas.

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico5


Hidratação injetável ou Skinbooster

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico6

É um preenchedor cutâneo, que por conter uma substância que retém água, que é o glicerol, promove uma hidratação profunda da pele, reduzindo o aspecto de pequenas rugas e o craquelado, típico da cútis envelhecida, além de dar mais viço e brilho à derme. A combinação do ácido hialurônico – substância existente na pele, com função de preencher ou de ocupar os espaços pela perda de colágeno decorrente do envelhecimento – com o glicerol, um açúcar que retém água, tornam esse método de preenchimento muito mais eficaz. Como a pele envelhecida apresenta além da perda de colágeno e ácido hialurônico, um ressecamento que dá um aspecto de craquelamento fino, especialmente em regiões onde a pele é fina, como embaixo dos olhos, no colo e no dorso das mãos. A diferença entre esse método e o preenchimento tradicional de ácido hialurônico é que ele não trata apenas rugas finas, mas também melhora o aspecto e a textura da pele envelhecida, sem viço. A aplicação é feita (após o uso de um anestésico tópico) por meio de pequenas injeções em vários pontos do rosto, que totalizam algo em torno de 20 a 30 pontos. E também pode ser feita no colo e no dorso das mãos. A agulha é muito fina e como as injeções são superficiais o anestésico tópico é eficaz. Alguns profissionais ainda utilizam uma bolinha gelada, que ajuda bastante a aliviar a dor. O procedimento é bem tolerável. A sessão é relativamente rápida, demora de 20 a 30 minutos.
Promove uma melhora visível do viço e da textura da pele, assim como a redução de rugas não muito profundas, isto é, aqueles sinais finos e superficiais; e também aquele aspecto craquelado e ressecado na superfície, geralmente causado por excesso de sol. A indicação desse procedimento é muito mais para a hidratação e melhoria do aspecto craquelado fino, comum depois dos 35 anos, do que preenchimento de rugas profundas, como sulcos nasogenianos, por exemplo. Esse preenchedor não exclui a utilização de outras técnicas combinadas como preenchedores de volume ou toxina botulínica.
A aplicação deve ser feita 3 vezes, com intervalos de 3 a 4 semanas entre elas. A duração do efeito é em torno de oito a dez meses.

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico8

 


Toxina Botulínica

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico7

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Há alguns anos, a substância utilizada pela oftalmologia e neurologia para a correção de contrações musculares involuntárias começou a ser utilizada em dermatologia. A técnica é mundialmente conhecida por atenuar rugas faciais dinâmicas.
A Toxina Botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico9

A aplicação de Toxina Botulínica está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão:

Rugas na testa (linhas de expressão)

Rugas entre as sobrancelhas

Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)

A Toxina Botulínica não está indicada para as rugas nasogenianas (“Bigode Chinês”) onde os melhores métodos são os de preenchimento.

O efeito da aplicação de Toxina Botulínica no rosto duram de 3-4 meses, quando então começa a diminuir e acaba totalmente com 6 meses após a aplicação. Por isso recomendamos novas aplicações a cada 6 meses.

Na aplicação de Toxina Botulínica no rosto fazemos um preparo e limpeza da pele e aplicamos um anestésico tópico (pomada). Quando pronto aplicamos a toxina botulínica nos pontos necessários. O paciente pode seguir sua rotina normal após a aplicação, apenas tomando alguns cuidados que o médico irá orientar. O procedimento demora aproximadamente 30 minutos.

rejuvenecimento-facial-global_patricia-frico10