Preenchimento Facial

preenchimento-facial_patricia-frico

O Preenchimento facial é uma técnica imprescindível para o rejuvenescimento. De forma muito rápida, um sulco, uma depressão no rosto ou um lábio pode ser melhorado através dessa técnica.
Um dos melhores e mais seguro produto para o preenchimento facial é, sem dúvida, o ácido hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente principalmente na pele. Tem como função reter água, conferindo hidratação e volume. Gradualmente, com o passar do tempo e o processo natural de envelhecimento, o ácido hialurônico se degrada e o organismo diminui sua capacidade de produção. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas.

As principais marcas de ácido hialurônico liberadas no Brasil são produzidas em laboratórios, de uma forma sintética, mas são semelhantes ao componente natural da pele, assim não causam alergias ou rejeições.

A durabilidade do preenchimento varia de pessoa para pessoa e também conforme a técnica e o local aplicado, podendo durar de 09 a 18 meses, quando utilizado o Ácido Hialurônico.

O preenchimento consiste em um procedimento onde o Dermatologista aplica materiais específicos sob a pele, em rugas e depressões, diminuindo a sua profundidade, com o objetivo de restaurar o contorno e volume do rosto, melhorando o aspecto da região tratada.

Ao injetarmos o material sob a pele ele “empurra” a pele acima dele para fora, suavisando as rugas e sulcos nessa região.

O ácido hialurônico pode ser utilizado para o preenchimento de rugas, linhas de expressão,goteira lacrimal , lábios, sulco-nasogeniano, “bigode-chinês”, rugas periorais, maçã do rosto e contorno da face além das mãos.

Indutores da formação de colágeno / Estimulação do colágeno: essas substâncias são injetadas na pele e estimulam o próprio organismo a formar novas fibras de colágeno, promovendo uma grande melhora da flacidez da pele e também promovendo o preenchimento de rugas e sulcos do rosto. Como as fibras formadas, serão novamente degradadas com o tempo, apresentando uma durabilidade de 18 a 24 meses.

Exemplos:

a) Sculptra (Ácido polilático)

b) Radiesse (Hidroxiapatita de cálcio)

c) Preenchimento com fatores de crescimento: nesse método são colhidos fatores de crescimento da própria pessoa, que depois são purificados e ativados e injetados no local desejado.

Indicações

  • Rugas finas no rosto
  • Sulcos faciais: sulco nasogeniano (“bigode chinês“)
  • Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”, rugas na boca, rugas nos lábios.
  • Sulcos do canto da boca e infralabiais.
  • Correção de cicatrizes
  • Flacidez facial

Para iniciar, aplicamos primeiramente um anestésico tópico, para diminuir a sensibilidade à penetração da agulha que, dessa forma costuma ser um processo rápido e indolor.

O tempo de duração do procedimento gira em torno de 20 a 40 minutos, dependendo do tipo de procedimento.

O tempo de duração dependerá do local preenchido e do material utilizado, podendo durar de 1,5 a 2 anos, de acordo com alguns fatores que o seu dermatologista poderá orientar. Alguns estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores.

No local tratado a pele poderá ficar um pouco avermelhada. Ocasionalmente, caso se atinja algum vaso podem ocorrer pequenos hematomas que regridem em pouco tempo.

A sensibilidade varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente não é doloroso. Anestésico tópico é utilizado para diminuir a sensibilidade à puntura da agulha.

A maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar, logo após o procedimento.

  • Evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação.
  • Caso haja hematoma deve-se evitar o sol.
  • Usar filtro solar regularmente.

Preenchimento Labial

preenchimento-facial_patricia-frico2

  • O preenchimento labial ainda é um ótimo recurso para quem tem lábios finos, ou lábios com falta de contorno.
  • O preenchimento labial é feito principalmente para o aumento do volume dos lábios, mas também pode ser usado apenas para devolver o contorno dos lábios, que são perdidos com os anos. Bem executado, fica harmônico e natural.
  • A técnica mais utilizada e também a mais segura é fazer o preenchimento labial com ácido hialurônico, pois é um material totalmente compatível com nossa pele, além de ter uma consistência muito semelhante.
  • O procedimento é feito no consultório. O paciente retoma sua atividades normais no mesmo dia. O preenchimento labial é um dos tratamentos estéticos mais utilizado na atualidade, assim, é importante esclarecer alguns mitos e verdades sobre ele.
  • “Todo mundo nota o preenchimento”: Isso está totalmente relacionado com a técnica de aplicação do médico e com a natureza do produto: quanto mais similar à composição dos tecidos, maior a probabilidade de integração entre eles e mais natural vai ficar.
  • “Os preenchimentos duram a vida toda”. Hoje, cada vez mais, a tendência é escolher produtos que acompanhem um envelhecimento fisiológico, não modifique a aparência natural com preenchimentos definitivos. O preenchimento definitivo com o tempo, passarão a modificar a harmonia do rosto com o efeito da força de gravidade.
  • A aplicação pode ocasionar hematomas e inchaço no lugar da injeção. Esses efeitos são passageiros e controláveis.
  • A nova geração de ácido hialurônico reticulado é mais maleável e reduz a produção de granulomas por reação a corpo estranho com um retorno mais rápido às suas atividades cotidianas.
  • Os resultados são imediatos. Permitem conservar a harmonia estática e dinâmica do rosto preenchendo ou ressaltando as estruturas anatômicas próprias