A Toxina Botulínica

toxina-botulineca_patricia-frico_01

A Toxina Botulínica (Botox ®, Dysport ®, Xeomin®, Prosigne® e Myoblock®) é uma toxina extraída, originalmente da bactéria Clostridium botulinum que, por ter um efeito de paralisar a musculatura passou a ser utilizada, para fins estéticos, no tratamento de linhas de expressão, linhas faciais e no tratamento da hiperidrose (suor excessivo).

A aplicação de Toxina Botulínica é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, o efeito começa a aparecer com 2 a 7 dias e dura em torno de 4-6 meses quando é feita aplicação de toxina no rosto e 9 meses a 1 ano, quando aplicamos para hiperidrose.

Ao se fazer a aplicação de Toxina Botulínica no rosto ou em outras áreas, a toxina se liga a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos que partem do neurônio em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura.

Esse processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, ao relaxar esses músculos impedem as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, o que tem grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação de Toxina Botulínica no rosto, como para o tratamento das rugas.

As principais indicações são: Rugas de expressão, especialmente aquelas da testa e ao redor do olhos (pés-de-galinha), pescoço para redução de rugas e melhorar o aspecto da pele.

 

toxina-botulineca_patricia-frico_02Com finalidade médica foi primeiro utilizada na Oftalmologia e Neurologia. Botox ® foi a primeira toxina utilizada comercialmente e tornou-se sinônimo do produto e do procedimento, hoje muito difundido na Dermatologia e na Plástica. Quando se faz a aplicação de Toxina Botulínica no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura.

É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses que músculos que causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação de Toxina Botulínica no rosto, assim como para o tratamento das rugas.

No tratamento para hiperidrose, a Toxina Botulínica impedirá o impulso nervoso que libera o suor das glândulas sudoríparas, que causam a suor excessivo.

A aplicação de Toxina Botulínica é muito segura, principalmente quando realizada por um dermatologista ou médico especializado na sua aplicação.

Durante muito tempo houve um certo medo por parte de algumas pessoas que pensavam que ficariam “sem expressão”, mas isso não ocorre, se feito corretamente por médicos habilitados. Assim, para o tratamento de linhas de expressão, a aplicação de Toxina Botulínica no rosto ainda é um dos tratamentos mais utilizados até hoje.

Para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo), ele é o método mais seguro e com menos efeitos colaterais, principalmente para aqueles que não desejam fazer cirurgia, como a simpatectomia. Entretanto, quando aplicamos Toxina Botulínica nas mãos, pode haver diminuição dos movimentos finos, o que pode incomodar pianistas, violonistas e artesãos. Nos demais pacientes isso não é significativo.

A aplicação de Toxina Botulínica está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para o tratamento de excesso de suor:

  • Rugas na testa (linhas de expressão)
  • Rugas entre as sobrancelhas
  • Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)
  • Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas)
  • Hiperidrose palmar e plantar (sudorese nos pés e mãos)
  • Sorriso gengival
  • Poros dilatados (Mesobotox)
  • Pescoço (bandas do platisma)

A Toxina Botulínica não está indicada para as rugas nasogenianas (“Bigode Chinês”) onde os melhores métodos são os de preenchimento.

O efeito da aplicação de Toxina Botulínica no rosto dura de 3-4 meses, quando então começa a diminuir e acaba totalmente com 6 meses após a aplicação. Por isso recomendamos novas aplicações a cada 6 meses.

Para o tratamento do suor excessivo (hiperidrose) o tempo de duração fica em torno de 9 meses, sendo que alguns pacientes têm efeito residual por até 01 ano, quando fazemos nova aplicação da Toxina Botulínica.

Na aplicação de Toxina Botulínica no rosto (para linhas de expressão, sorriso gengival, poros dilatados) ou nas axilas (para hiperidrose axilar) fazemos um preparo e limpeza da pele e aplicamos um anestésico tópico (pomada). Quando pronto aplicamos a toxina botulínica nos pontos necessários. O paciente pode seguir sua rotina normal após a aplicação, apenas tomando alguns cuidados que o médico irá orientar. O procedimento demora aproximadamente de 20 minutos a 1 hora.

Na aplicação de Toxina Botulínica nos pés ou nas mãos (hiperidrose palmar, hiperidrose plantar), após assepsia adequada fazemos um bloqueio anestésico para acabar com a sensibilidade desses locais e fazemos a aplicação necessária. Após o procedimento essa diminuição da sensibilidade pode durar algumas horas. Imediatamente após a aplicação de Toxina Botulínica pode-se notar pequenas pápulas (elevações na pele) que normalizam em poucos minutos.

Em poucos casos pode-se atingir alguns vasinhos pequenos, levando a pequena equimose (“hematoma”), que pode durar alguns dias e deve-se evitar exposição ao sol.

O efeito começa a surgir em média a partir do terceiro ao sétimo dia. Normalmente o médico pedirá uma reavaliação após 15 dias.

Existe algumas recomendações clássicas após a aplicação da Toxina Botulínica:

  • Evitar exposição ao sol.
  • Não deitar-se por 4 horas.
  • Não realizar atividades físicas no dia da aplicação.
  • Não massagear a área tratada.

Apesar de algumas pessoas pensarem o contrário, não há problemas em gesticular, sorrir e realizar outras expressões que são habituais.

A princípio qualquer pessoa pode realizar a aplicação de Toxina Botulínica, sendo inclusive, em casos de doenças específicas, aplicado até em crianças.

Para fins estéticos, no entando isso pode ser feito a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão. A partir dos 30-35 anos começamos a utilizar a Toxina Botulínica como auxiliar no tratamento dessas rugas.

No caso da hiperidrose, se há um incômodo grande ou comprometimento social pode ser realizada a aplicação em pessoas mais novas.

toxina-botulineca_patricia-frico_03

 

Existem poucas contra-indicações à aplicação de Toxina Botulínica:

  • Hipersensibilidade ao produto (alergia): é rara
  • Presença de processo inflamatório ou infeccioso no local.
  • Gravidez e amamentação.