Anote dicas para aliviar a dor!

Caso a insolação passe ao estágio da febre, a médica orienta que a pessoa procure um profissional

Abusou do sol para conseguir aquele bronzeado perfeito e ficou com a pele ardida e vermelha parecendo a um “camarão”? A falta de cuidados com a exposição solar é a principal causa de queimaduras.

De acordo com a dermatologista Patrícia Friço, a queimadura só fica aparente de duas a seis horas após a exposição. “A queimadura solar passa por vários estágios, que é o da vermelhidão para a formação de bolhas, escamação e descamação”, explica.

O excesso de queimadura acontece quando a exposição aos raios UV é maior que a capacidade de resistência da pele. É possível notar essa queimadura após um longo período de exposição ao sol, sem o uso de protetor solar. “É de suma importância tomar medidas preventivas contra o sol não só para evitar as queimaduras, mas também o câncer de pele”, esclarece Patrícia.

A especialista explica ainda que a radiação que o sol emite queima as células, fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação. “A pele fica vermelha, ardida e inchada por esse motivo. A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo. Se isso acontecer, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo. Fazer compressa de água gelada com toalhas macias ou gazes ajuda a baixar a temperatura corporal”.

Caso a insolação passe ao estágio da febre, Patrícia orienta que a pessoa procure um médico. “Se a dor persistir e a pessoa entrar em estado febril, é preciso procurar um médico imediatamente para que ele indique o uso de medicamentos”.

Outro ponto importante e que não pode passar despercebido é a hora do banho para não piorar a situação. “Como a pele fica quente e vermelha por conta da exposição excessiva ao sol, é melhor evitar água quente, o uso de esponja e qualquer esfoliante. Aplicar um óleo hidratante de banho também é importante para trazer de volta a sensação de frescor”, ressalta.

Veja algumas dicas para aliviar as dores e cuidar da pele:

· Compressas frias- Aplique compressas frias sobre a pele quente para esfriar. É necessário usar toalhas umedecidas em água fresca.

· Hidratar a pele é muito importante- Não fique com medo de passar hidratantes. Uma ótima alternativa para aliviar a dor é colocar o creme na geladeira por alguns minutos antes de usar.

· Hidratação oral- Beba muito líquido. Água gelada, sucos naturais e água de coco.

· Evite exposição ao sol- Não exponha mais a pele queimada ao sol por um bom tempo.

· Nunca estoure as bolhas (caso tenha)- Nunca fure as bolhas por conta própria e, quando elas estourarem sozinhas, em hipótese alguma puxe a pele.

· Não puxe a pele que está descamando- Evite arrancar a pele que está descamando. Ela serve para proteger a que está nascendo.

Dra. Patricia Friço

Dermatologista